Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal determina suspensão de licitação da fiscalização eletrônica em Aracaju - Tribunal de Contas do Estado de Sergipe - TCE

    A licitação de forma parcelada, por item e não pelo preço global, amplia a competitividade e o universo de possíveis interessados na disputa. Essa foi a principal fundamentação para que o colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em sessão plenária realizada na manhã desta quinta, 20, decidisse pela concessão de medida cautelar suspendendo o edital conduzido pela SMTT com o objetivo de contratar empresa especializada na implantação, manutenção e operação de equipamentos de fiscalização de trânsito em Aracaju.

    Relatado pelo conselheiro Reinaldo Moura, o processo tem como base uma denúncia formulada pela empresa Eliseu Kopp & Cia Ltda em face de possíveis irregularidades no Edital da Concorrência Pública nº 002/2012. A denunciante alega que o edital encontra-se em desacordo com os princípios norteadores dos processos licitatórios.

    De acordo com o relatório, ao analisar o Edital, a equipe da 6ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI) chegou à conclusão de que o certame não adota o critério adequado ao aglutinar diversos equipamentos distintos em uma mesma Licitação.

    O Edital segue o critério de licitação por lote único, em que se faz necessário que a proposta dos licitantes englobe toda a execução do objeto, mesmo que nesta se incluam, concomitantemente, aquisição de materiais, obras e prestação de serviços, atividades de natureza distinta e que poderiam ser prestadas por diversas empresas.

    "A escolha que a SMTT estabeleceu para contratação de pessoa jurídica especializada para execução dos serviços de implantação, manutenção e operação de equipamentos de fiscalização de trânsito mostra-se temerária. O mais adequado seria a divisão em lotes, em razão das características específicas dos diferentes tipos de equipamentos a serem licitados", diz o conselheiro em seu relatório.

    Segundo ele, percebida a viabilidade técnica e econômica, deve a SMTT realizar a licitação de forma parcelada, por item e não pelo preço global, observada a modalidade pertinente para o valor total da contratação.

    Decisão

    Conforme a decisão do TCE, fundamentada ainda pelo parecer do procurador-geral do Ministério Público de Contas, José Sérgio Monte Alegre, o procedimento licitatório deverá ser suspenso pelo prazo de 90 dias.

    Já no prazo de 30 dias, deverá a SMTT encaminhar cópia de todo o processo licitatório, seus anexos, atas de julgamento, inclusive os recursos e seus respectivos julgamentos, e informar o estágio em que se encontra o respectivo certame e justificativa para a escolha do Regime de Execução Empreitada por Preço Global em detrimento do Regime de Preço Unitário.

    • Publicações3391
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-determina-suspensao-de-licitacao-da-fiscalizacao-eletronica-em-aracaju-tribunal-de-contas-do-estado-de-sergipe-tce/100258258

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)