Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Exigência da ordem cronológica dos pagamentos será tema se curso no TCE

    A Resolução nº. 296/2016, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), dispõe sobre a observância da ordem cronológica de pagamentos nos contratos firmados pelos órgãos públicos sergipanos. Segundo o documento, cada unidade da administração, no pagamento das obrigações, deve observar a estrita ordem cronológica das datas de suas exigibilidades, conforme a fonte de recursos.

    As implicações jurídicas do novo dispositivo serão tema da capacitação que ocorrerá nesta terça-feira, 16, a partir das 9h, na Escola de Contas do TCE, tendo como público alvo servidores de todos os municípios sergipanos. O facilitador será o diretor de Controle Externo de Obras e Serviços do TCE, Adir Machado.

    A norma tem o objetivo de assegurar o cumprimento do artigo da Lei Federal nº. 8.666, de 21 de junho de 1993 (Lei de Licitações), quanto ao fornecimento de bens, locações, realização de obras e prestação de serviços.

    Apesar de vedar o pagamento de despesas em desacordo com a respectiva ordem cronológica de exigibilidade, a Resolução prevê exceções quando comprovado prejuízo ao interesse público, em situações extraordinárias. Uma delas é quando se deve evitar fundada ameaça de interrupção dos serviços essenciais da Instituição ou para restaurá-los.

    No conteúdo programático do curso constam aspectos como Fonte de Recurso; Exigibilidade do Crédito; Critério de classificação de credores; Implicações na redação e cumprimento dos contratos; Liquidação e pagamento; Tratamento diferenciado para pequenos credores; O papel do fiscal do contrato; Implicações na redação dos instrumentos convocatórios; Dinâmica da ordem classificatória dos credores, entre outros.







    • Publicações3391
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exigencia-da-ordem-cronologica-dos-pagamentos-sera-tema-se-curso-no-tce/458431705

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)